Longevidade & Qualidade de Vida #1

Mundo terá 2 bilhões de idosos em 2050; OMS diz que ‘envelhecer bem deve ser prioridade global’

OMSA Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que, nas próximas décadas a população mundial com mais de 60 anos vai passar dos atuais 841 milhões para 2 bilhões até 2050, tornando as doenças crônicas e o bem-estar da terceira idade novos desafios de saúde pública global.

“Em 2020 teremos pela primeira vez na história o número de pessoas com mais de 60 anos maior que o de crianças até cinco anos”, reportou a OMS em uma série sobre saúde e envelhecimento na revista médica The Lancet.

A reportagem supracitada representa uma realidade mundial, sinalizando categoricamente novos desafios a serem enfrentados pela sociedade atual. Isto nos revela que, tanto no plano individual, como no contexto de saúde pública global, o nosso principal objetivo a ser alcançado através de ações concretas deva ser no sentido de fazer com que esta população que está envelhecendo cada vez mais, e em maior número no mundo, possa ter uma boa condição de saúde física e mental nesta fase da vida.

terceira_idade_tem_beneficios_fisicos_socias_com_os_exercicios_fisicos

Assim como em todas as populações, há uma diversidade entre a população idosa. Há idosos totalmente inativos e outros muito ativos de 70, 80 e 90 anos. Alguns ainda correm maratonas, enquanto outros não conseguem subir um lance de escadas ou erguer um saco de compras. Por isso, há duas afirmações verdadeiras quando falamos sobre envelhecimento, uma é que todas as pessoas irão envelhecer um dia, a outra é que envelhecerão de maneiras diferentes…

Segundo a OMS, embora as pessoas estejam vivendo mais, elas não necessariamente estão mais saudáveis. E isso é preocupante, pois além de uma qualidade de vida não satisfatória, que isoladamente já acarreta muitos problemas ao indivíduo e às pessoas mais próximas de sua convivência, esta condição causa um impacto negativo sobre a economia, decorrente da oneração dos custos no sistema de saúde pública do Estado, consequentemente, um esgarçamento deste setor.

Para melhorar a qualidade de vida e diminuir os custos de saúde entre esse segmento crescente da população, todas as principais organizações de saúde, incluindo o ACSM, os Centers for Disease Control and Prevention e o U.S. Surgeon General´s Office, recomendam a realização de atividade física e exercícios físicos regularmente. Isso se encaixa não só no tratamento e na prevenção de doenças associadas ao envelhecimento, mas também na melhora da mobilidade, autonomia, sociabilidade e aspectos psicológicos relacionados.

Untitled design (5)

Você já ouviu falar em “Zona de Invalidez” ?

Que características apresentaria um indivíduo para estar na “Zona de Invalidez”?

Condição natural do envelhecimento e hábitos ao longo da vida…

É o que discutiremos nos próximos artigos!

E mais…

O processo do envelhecimento causa mudanças fisiológicas em todo o corpo.

Qual o impacto da prática de atividades físicas dentro desse processo?

Te vejo na segunda parte do artigo sobre Longevidade & Qualidade de Vida!

Até lá…

Um BIG abraço!

Marcus Vinicius

Referências:

American College of Sports Medicine

Centers for Disease Control and Prevention

KRAEMER, W.J.; FLECK S.J.; DESCHENES M.R. Exercise Physiology: Integrating Theory and Application. 1. ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2011. 488p.

Organização Mundial da Saúde

U.S. Department of Health & Human Services

 

5 Comentários

  1. VITOR SANCHES

    Marquito, boa tarde.
    Que assunto interessante e que bela abordagem! De fato, todos envelheceremos um dia, entretanto, nem todos da mesma forma… Fiquei curioso para saber se me enquadro na chamada “zona de invalidez”, porque apesar de ter adotado ao longo da vida uma dieta relativamente saudável, que privilegia alimentos naturais e exclui as chamadas carnes vermelhas e embutidos de todas as espécies, por outro lado não tenho dado a ênfase necessária à atividade física! E presumo que é justamente aí que reside o problema, pois essa INATIVIDADE, conquanto involuntária, é verdade, fará toda a diferença daqui há alguns anos!… Saber compatibilizar hábitos alimentares saudáveis e uma atividade física regular, equilibrada e contínua, sem dúvida deve ser a chave não apenas para a prevenção de doenças associadas ao envelhecimento, como também para a melhora da mobilidade, autonomia, sociabilidade e aspectos psicológicos relacionados. Aguardo a continuidade do artigo! Parabéns pelas dicas! Valeu Marquito!

    • Marcus Vinicius

      Vitão, é um prazer ler os seus comentários e receber um feedback como este é sempre enriquecedor!
      Em breve publicarei o próximo artigo!
      Obrigado pelas palavras e um BIG abraço!!
      MV

  2. Osvaldo de Almeida Júnior

    Olá Marcus, como sempre um artigo cuidadoso, rico e preocupado com o Bel estar, noto sempre isso, sei que tens a preocupação voltada ao bem estar das pessoas, como se quem és, sei que colocas o coração no que faz, no tratamento de uma foto, nas cansativas pesquisas e nas horas que sei que passas acordado escrevendo e reescrevendo seus artigos, continue assim, vale a pena. Marcus, na vida o que importa é ser coerente, digno e capaz, claro que existem alguns componentes extras, em se tratando de sucesso profissional, é claro, mas sem o Amor e o limpeza de proposito, nada prospera, é uma “castelo na areia”. Espero muito a continuação deste seu enriquecedor artigo. Que o Universo ilumine eternamente sua estrada.

    • Marcus Vinicius

      Este espaço fala um pouco sobre meu propósito e visão sobre os assuntos abordados.
      Com certeza é produzido com amor!
      Obrigado pelas palavras!
      Forte abraço! Amém.
      MV

  3. No matter how happy people may be with their life, stress may find its way in. Sometimes stress is so hard to control because people do not know how to go about fixing their stresses. In the following article, you are going to be given advice to help you deal with life’s stresses.

    achat viagra en ligne france

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *